quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Várzea Grande registra o 1º caso de Dengue Tipo 4


  • Saúde Pública inicia campanha de prevenção contra a doença na Grande Cuiabá



  • A gestante Adriele Cordeiro da Silva, que mora em Várzea Grande é o primeiro caso confirmado da Dengue Tipo 4, em Mato Grosso. Ela passa bem, de acordo com a Secretaria de Saúde da cidade. O tratamento, como para os outros sorotipos da dengue, é sintomático.

    Adriele, que está no início da gestação, tem sido medicada de acordo com as dores que sente, febre, desidratação, mas o boletim aponta que ela segue estável. De acordo com a secretaria, ela está sendo monitorada diariamente pela Vigilância Sanitária do município e por médicos do Pronto-Socorro Municipal.

    Na manhã desta terça-feira (7), o secretário de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy, falou sobre como o novo sorotipo, que chegou no Brasil há poucos meses, está sendo evitado na capital, medidas que também devem ser adotadas em Várzea Grande. De acordo com ele, as duas cidades estão sob alerta, pois 100% da população está suscetível ao novo tipo de vírus.

    O tipo 4 da dengue é o menos agressivo entre todos, no entanto, a preocupação é a junção dele com um dos outros três, o que pode causar complicações e, até mesmo, a evolução para uma dengue hemorrágica. O tratamento, de acordo com o médico Euze Carvalho, secretário-adjunto, é sempre o mesmo em qualquer um dos casos, ou seja, sintomático.

    Em Cuiabá, 320 agentes são responsáveis pela fiscalização e bloqueio químico das residências. Cada um deles faz a visita a 400 imóveis por ano. O Ministério da Saúde recomenda que cada agente fiscalize, ao ano, de 800 a mil imóveis ao ano, portanto, Cuiabá está acima da média nacional, segundo Lamartine Godoy.

    A orientação é para que a população procure sempre a unidade básica de Saúde dos bairros. Segundo Lamartine Godoy, cada unidade está preparada para o atendimento à dengue. Além disso, o registro de casos chegam mais rápido à secretaria, que contabiliza os números e define estratégias de combate à doença.

    A secretaria disponibilizou dois telefones para contato com a população. Para a denúncia de focos nos bairros, basta ligar no número 65-3617-1680.

    Para buscar ajuda em casos de infecção da doença, o telefone é o 65-3617-1609.

    quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

    Siameses de Alenquer morrem na madrugada de hoje

    Os bebês siameses ligados pelo abdômen, nascidos na noite de segunda-feira (30), morreram na madrugada de hoje (1), em um dos leitos do Hospital Santo Antônio, em Alenquer, oeste do Pará. Na tarde de ontem (31), a Secretaria Municipal de Saúde de Alenquer informou que os gêmeos seriam transferidos na manhã de hoje em um voo comercial, que partiria de Santarém, para serem submetidos a procedimentos cirúrgicos na Santa Casa de Misericórdia, em Belém.
    De acordo com o boletim médico do Hospital Santo Antônio, o primeiro bebê morreu às 3h34. Já o segundo veio a falecer minutos após o primeiro, às 3h38. A causa da morte ainda não foi informada pelo Hospital Santo Antônio.
    A mãe dos gêmeos, Neudiana Abreu Correa, de 26 anos, lamentou a morte dos bebês. Ela justifica que por morar distante do centro de Alenquer, mais precisamente na Comunidade de Auto dos Ferreiras, teve dificuldades para realizar os exames de pré-natal, durante o período de gestação. Ela confirmou que faltou a alguns exames, retornando ao Hospital Santo Antônio somente quando já estava em serviço de parto.
    Na tarde de ontem, o médico Ronaldo Rabelo, que fez o parto dos bebês em uma cirurgia que durou duas horas, declarou à imprensa que não sabia que se tratava de um caso complexo, de bebês siameses. O boletim médico informou também que o estado de saúde dos gêmeos era estável e que se alimentavam por sonda.

    PARTO DIFÍCIL
    Segundo testemunhas, por morar na comunidade de Auto dos Ferreiras, distante 45 quilômetros do centro de Alenquer, a mãe dos bebês, de 26 anos, teve dificuldades durante o período de gestação. Ela teria faltado a alguns exames de pré-natal e retornado ao Hospital Santo Antônio somente quando já estava em serviço de parto.

    Diante da situação, o médico Ronaldo Rabelo, responsável pelo parto, informou que a cirurgia, que durou cerca de duas horas, foi realizada com muita dificuldade, principalmente pela equipe de clínicos imaginar que se tratava de um parto cesariano normal.
    A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que ainda hoje irá divulgar uma nota com as informações sobre o caso.
    (Manoel Cardoso/Sucursal do Diário em Santarém)
     

    sábado, 28 de janeiro de 2012

    Governo prepara o mangueirão para o primeiro RE X PA do ano

    O diretor do Estádio Olímpico do Pará, Saulo Aflalo, garante que o Mangueirão está pronto para o primeiro Re x Pa do ano, neste domingo (29). Segundo ele, todas as manutenções preventivas foram feitas, das grades de proteção aos vestiários. No dia do jogo haverá duas praças de alimentação, cada uma para atender uma torcida distinta. Os torcedores e imprensa também terão internet gratuita pelo Navegapará, que oferece o sinal em todo o estádio e entorno.
    Os cuidados foram tantos que até o treinamento das equipes no campo foram vetados, a fim de preservar o gramado para o dia do jogo e mantê-lo em bom estado também para o dia 2 de fevereiro, quando a Federação Internacional de Futebol (Fifa) fará vistoria técnica dentro do cronograma de inspeção dos Centros de Treinamento das Seleções para a Copa do Mundo de 2014.
    “Nossa parte está concluída. Agora, a grande festa desse super-clássico da Amazônia fica por conta das equipes e dos torcedores que devem lotar os 45 mil lugares do Estádio Olímpico do Pará neste domingo”, ressalta Saulo.
    Expectativa - “Se depender da torcida remista, a festa está garantida de ponta a ponta da arquibancada”, afirma André Anaisse, do marketing do Clube do Remo. A torcida azulina será parte integrante de um mosaico de 23 mil placas, que formarão uma frase em homenagem ao time. “É uma forma de demonstrar o amor pelo clube. Queremos que todos os jogos do Remo sejam um evento, é nisso que a gente quer transformar os jogos a partir desse clássico”, ressalta.
    Para o administrador Benedito Costa Júnior, remista fervoroso, não vai sobrar espaço no Mangueirão. “Minha camisa já está separada. A torcida do Leão vai comparecer em peso e vamos fazer uma grande festa na arquibancada, pode esperar”, promete.
    Os torcedores do Paysandu Marleson Portilho e José Carlos Costa já vestem a camisa do time desde esta sexta-feira (27). Enquanto jogavam bola no campo de areia, nas proximidades do Mangueirão, os meninos já se planejavam para domingo. “Venho ao campo com meus amigos para ver o Papão ganhar”, disse José Carlos. Marleson fica “tenso” com a “situação atual do Paysandu”, por isso ele acha melhor acompanhar a partida longe dos gramados. “Vou ficar torcendo de casa e assistir ao jogo pela TV”, revelou.
    O Re x Pa será transmitido ao vivo pela TV Cultura do Pará, canal 2. Uma hora antes da transmissão, às 14h45, entra no ar o programa “Meio de campo”, que em geral é feito no estúdio da emissora, mas vai ser levado para o Mangueirão, especialmente para esse jogo. “Esse é o clássico dos clássicos. Tínhamos de fazer algo especial. Além de tudo, o jogo é no Mangueirão, que estará lotado com as duas torcidas fazendo um espetáculo. Programamos atrações condizentes com o momento”, explicou o produtor Nassif Jordy.
    O “Meio de campo” vai ter a participação especial de oficiais do Corpo de Bombeiros, que farão rapel da laje de cobertura da arquibancada até a pista olímpica do estádio, trazendo as bandeiras dos times em uma homenagem às torcidas. Também foram escalados para a programação os jogadores da década de 1990 Ageu Sabiá, que foi atacante do Remo, e Sérgio Henrique, ex-zagueiro do Paysandu.
    Segurança – A segurança será feita com 1,2 mil agentes de segurança da Polícia Militar, Departamento de Trânsito do Estado e Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos. Uma delegacia móvel da Polícia Civil está nas mediações do estádio para receber ocorrências de pequeno potencial ofensivo. Várias viaturas estarão em pontos bases para inibir delitos.
    As torcidas organizadas são um dos pontos focados pela segurança pública. Reuniões com os torcedores foram feitas para explicar a procedência de saída do campo. A torcida do time vencedor só poderá deixar o estádio 30 minutos após a evacuação da área. “Graças a medidas como essa, a violência tem diminuído consideravelmente no estádio. As torcidas organizadas estão mais conscientes da importância de se fazer um jogo de paz e estão cientes das punições aplicadas a quem não obedece à ordem pública. Um clássico sempre tem que ser respeitado e estamos preparados para qualquer situação”, diz o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar e responsável pelo policiamento no domingo, Jair dos Santos.
    Os ingressos para o jogo custam R$ 20, com meia-entrada para estudante, e estão sendo vendidos nos estádios Leônidas Castro (Curuzu) e Evandro Almeida (Baenão), onde também é possível comprar o bilhete para estacionar no Estádio Olímpico do Pará.
    Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=92484#

    sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

    Os exames do vestibulinho da uepa serão em fevereiro

    Os exames para o Vestibulinho 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) serão realizados no próximo dia 5 de fevereiro. As inscrições aos processos seletivos de Transferência Interna (permitido apenas a quem já é matriculado na instituição) e Transferência Externa (aberto a graduandos regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior) foram abertas em dezembro de 2011.
    A homologação das inscrições foi divulgada no último dia 5 de janeiro. Mais informações sobre o processo podem ser obtidas na Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa, pelo telefone (91) 3299-2216 e pelo e-mail daa@uepa.br, ou pelo link www.uepa.br/portal/downloads/Vestibulinho2012/Edital_59-11_Transferencias_Internas_2012